Pela segunda vez, a Faculdade Uniessa marcou presença no Circuito da Saúde, realizado no Parque do Sabiá em parceria com a Missão Mineira Oeste. Estudantes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem uniram forças para proporcionar uma experiência enriquecedora à comunidade.

O evento, aberto ao público, teve como objetivo a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Foram realizadas diversas ações para rastrear condições que exigem atenção médica, como testes de glicemia, avaliações de aptidão física, frequência cardíaca, temperança, IMC e espirometria. Também havia uma área de relaxamento oferecendo massagens, orientações sobre repouso e alimentação saudável.

"Este evento tem sido uma fonte incrível de aprendizado para nós. Estamos tendo uma interação direta com o público, o que é essencial para entender como lidar com as pessoas e agir em diferentes situações. As nuances da prática muitas vezes diferem da teoria, e essa experiência está me proporcionando uma compreensão valiosa dessa distinção. Acredito sinceramente que mais atividades práticas como essa serão fundamentais para o nosso desenvolvimento profissional." mencionou Luiz Fanini Neto, estudante de Fisioterapia.

O evento, por meio da união de esforços entre estudantes, instituição e comunidade, gerou conscientização sobre saúde e bem-estar, além da sensação de uma comunidade fortalecida.

Na última quarta-feira, dia 20 de março, os alunos do curso de Odontologia da Faculdade Uniessa participaram de uma palestra do Programa Futuro Profissional Colgate, ministrada pela cirurgiã-dentista Caroline Moraes.

Durante o evento, os estudantes foram apresentados ao Programa Colgate Profissional e, também, tiveram uma imersão em temas importantes para a prática odontológica e para suas jornadas acadêmicas e profissionais, como as tecnologias para hipersensibilidade dentária e a eficácia das escovas elétricas.

Além dos aspectos técnicos, a palestrante trouxe reflexões pertinentes sobre gestão e marketing na odontologia. Moraes não se limitou apenas aos tópicos específicos da área, mas também explorou temas transversais, como o crescimento profissional e a crescente importância do marketing digital em qualquer campo de atuação.

"É a segunda vez que sediamos o evento Projeto Futuro Profissional Colgate. A cada edição os benefícios se estendem, não apenas no caráter científico das palestras, mas nas parcerias firmadas e no apoio aos vários projetos que a Uniessa desenvolve com a comunidade, discentes e docentes. Os palestrantes, convidados a ministrar verdadeiras aulas para nossos alunos, são atuantes no mercado de trabalho e conectados ao que existe de mais moderno em procedimentos, tratamentos, inovações científicas e abordagens. Além disso, o apoio fornecido à Faculdade e aos nossos projetos por meio da oferta de kits de higienização, aulas gravadas, macromodelos, faz toda a diferença”, destacou o Coordenador do curso de Odontologia, Caio Lúcio.

Os alunos de outros cursos também marcaram presença, proporcionando um público mais diversos e ampliando a abrangência dos debates e trocas de experiências. Ao final da palestra, houve o sorteio de alguns brindes, incentivando a interação entre os participantes.

Nesta última terça-feira, dia 19 de março, o Prof. André Luiz Pires Muniz, coordenador dos cursos de gestão da Faculdade Uniessa, participou de uma reunião na ACIUB (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia). O encontro foi organizado pelo Núcleo de Contadores da associação, reunindo diversos atores-chave para discutir o dinâmico mercado de trabalho na área de contabilidade.

A mesa redonda contou com a presença de representantes renomados de escritórios de contabilidade tanto de Uberlândia quanto de Araguari. Também estiveram presentes representantes do Sindicato dos Contabilistas de Uberlândia (SindCont) e do Conselho Regional de Contabilidade. Além disso, os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das principais instituições de ensino da região marcaram presença, incluindo a Uniessa, cujo representante foi o Prof. André.

O propósito central da reunião foi iniciar uma discussão profunda sobre os desafios e demandas enfrentados pelos escritórios de contabilidade. Adicionalmente, foram debatidas estratégias potenciais para a valorização do profissional contábil, com um foco especial em fortalecer a conexão entre a teoria acadêmica e a prática profissional. A iniciativa da ACIUB visou estreitar os laços entre o mercado de trabalho e as instituições de ensino, visando identificar medidas concretas que possam atender às necessidades da área contábil e, assim, elevar o status dessa carreira fundamental.

Durante a reunião, foram levantadas questões pertinentes sobre a evolução tecnológica e sua influência no campo da contabilidade. Os participantes discutiram sobre a necessidade de atualização constante dos profissionais contábeis diante das inovações tecnológicas, destacando a importância de capacitações e treinamentos voltados para o uso eficiente de ferramentas digitais. Além disso, foi abordada a relevância da ética e da responsabilidade profissional na prestação de serviços contábeis, ressaltando a necessidade de manter altos padrões de qualidade e integridade no exercício da profissão.

Outro ponto enfatizado na reunião foi a importância da interação entre as instituições de ensino e as empresas do setor contábil. Ficou evidente a necessidade de estabelecer parcerias mais sólidas e estratégicas, proporcionando aos estudantes uma formação alinhada com as demandas reais do mercado. A troca de experiências entre acadêmicos e profissionais atuantes no campo contábil foi destacada como um elemento fundamental para o desenvolvimento de profissionais qualificados e preparados para os desafios do cenário atual e futuro da contabilidade.

Durante as discussões, a temática do perfil do profissional demandado pelo mercado contábil emergiu como um tópico central. Foi ressaltada a importância de habilidades além das competências técnicas, como a capacidade de comunicação eficaz, pensamento crítico, habilidades de resolução de problemas e adaptação às mudanças. Os participantes concordaram que, além do conhecimento sólido em contabilidade e legislação fiscal, os profissionais devem ser proativos, criativos e ter uma mentalidade empreendedora para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do cenário econômico atual. A formação de profissionais com um perfil multifacetado e habilidades diversificadas foi destacada como um fator-chave para o sucesso e a relevância no mercado de trabalho contábil.

O diálogo aberto e produtivo entre os representantes dos escritórios de contabilidade, as instituições de ensino e as entidades do setor demonstrou a relevância do evento para a comunidade contábil local. Diante do sucesso dessa iniciativa, ficou acordado que novos encontros serão promovidos pela ACIUB nos próximos meses, com o intuito de aprofundar ainda mais as discussões sobre o mercado de trabalho na área contábil e buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor. O Prof. André Luiz Pires Muniz, coordenador dos cursos de gestão da Uniessa, reiterou seu compromisso em participar de todas essas reuniões, contribuindo com sua expertise e colaborando para o avanço e fortalecimento da profissão contábil na região.

Na última semana, os alunos da turma de Materiais, Técnicas e Processos Industriais do curso de Design da Uniessa realizaram uma visita técnica à marmoraria Polipedras em Uberlândia, sob a orientação do Professor Hugo Resende.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo completo de desenvolvimento de peças em pedra, desde a concepção do projeto até os acabamentos finais.

A Uniessa agradece à equipe da Polipedras por contribuir com essa experiência valiosa para o aprendizado dos estudantes.

Na última semana, os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Uniessa participaram de uma palestra ministrada pela Dra. Mônica Ferreira, professora da UFU. A palestra, cujo tema foi a "Importância dos Demonstrativos Contábeis", abordou os principais CPCs relacionados ao assunto, além de compartilhar exemplos de empresas listadas na B3.

O objetivo foi levar aos estudantes uma compreensão profunda dos impactos financeiros e econômicos decorrentes do registro preciso das informações contábeis. A professora ainda ressaltou a relevância desse conhecimento para o processo de tomada de decisões nas organizações, enfatizando a importância de uma análise criteriosa das movimentações patrimoniais.

Foi uma oportunidade única para os acadêmicos ampliarem seus horizontes e adquirirem insights valiosos sobre a prática contábil.

Hoje (12), alunos de vários períodos do curso de Direito da Faculdade Uniessa visitaram a sede do Ministério Público de Minas Gerais, em Uberlândia (MG), acompanhados pela professora Ana Flávia e pela assistente administrativa do MPMG, Kátia Medeiros.

Nessa primeira visita técnica do ano, puderam conhecer as salas e áreas comuns do prédio e aprender mais sobre a atuação dos promotores de justiça. Os estudantes também conversaram com os promotores Dr. Breno Linhares Lintz e Dr. Carlos Alberto Valera e tiraram dúvidas.

Está chegando a hora de declarar o imposto de renda e para te ajudar com as principais dúvidas, gostaríamos de compartilhar um ebook sobre Imposto de Renda desenvolvido pela professora Vanessa Ramos.

Vanessa Ramos possui uma sólida formação acadêmica, tendo obtido Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis pela UFU. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada por um profundo compromisso com o ensino e a pesquisa na área contábil.

Atualmente, além de lecionar na instituição de ensino UNIESSA, é sócia do escritório Vanessa Silva Assessoria Contábil, onde aplica seus conhecimentos e experiência em prol dos clientes e da comunidade acadêmica.

CLIQUE AQUI para fazer o download do ebookSe tiverem alguma dúvida adicional, não hesitem em contatar-nos.

No último dia 24 de fevereiro, a Faculdade Uniessa foi palco da celebração de formatura dos cursos de Bacharelado em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design, Psicologia, Direito e Sistemas de Informação, como também os cursos superiores em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Logística e Marketing. O evento foi permeado por emoções intensas e conquistas significativas, refletindo o árduo trabalho e a dedicação incessante dos estudantes ao longo de suas jornadas acadêmicas.

Entre sorrisos e boas vibrações, os formandos demonstraram toda a sua felicidade e gratidão por essa importante etapa alcançada em suas vidas. O discurso inspirador proferido pelo Diretor Acadêmico, Idalberto Ataídes, ecoou nos corações dos presentes, ressaltando a importância do conhecimento e do aprendizado contínuo.

O aluno de Ciências Contábeis, Gustavo Almeida Dodô, compartilhou sua experiência: "Minha jornada na Uniessa é marcada pela palavra conhecimento, pois não aprendi somente os conhecimentos técnicos da minha área de estudo, mas aprendi também como é grande e valioso sempre estar perto da educação e do aprendizado contínuo. Tive muitos momentos bons e de grande aprendizado, mas o melhor aprendizado que levo comigo é sempre compartilhar conhecimento com aqueles que o buscam. Cada experiência que tive no meu período acadêmico será de grande valia para a minha carreira profissional, devido ao contato com excelentes professores e grandes amigos de classe".

A formatura na Uniessa marcou não apenas o fim de uma etapa, mas também o início de novos caminhos repletos de oportunidades e realizações para os jovens graduados. Parabéns a todos os envolvidos. 

Na última sexta-feira (8), os alunos dos cursos de Psicologia e Ciências Contábeis concluíram suas jornadas acadêmicas com a tão esperada “Aula da Saudade”. Foi um momento repleto de significado, durante o qual palavras calorosas ecoaram pelos corredores da faculdade. Além disso, houve um espaço para momentos descontraídos, como a brincadeira de “tirar o chapéu”, o que proporcionou leveza e conexão entre os presentes.

Na aula, foi proposto um mapa de metas, permitindo que cada aluno delineasse suas visões para o futuro e criasse um panorama pessoal dos próximos anos. Não obstante, os professores foram homenageados, em reconhecimento à importância e ao impacto  de suas contribuições ao longo do percurso acadêmico. Cada aluno teve a oportunidade de expressar sua gratidão à faculdade e ao corpo docente, demonstrando assim o valor dessa experiência em suas vidas.

A Faculdade Uniessa expressa sua sincera gratidão e deseja a todos os alunos um caminho repleto de sucesso e conquistas em suas carreiras profissionais. Essa etapa marca não apenas o encerramento de um ciclo, mas também o início de novos horizontes para cada um dos graduandos.

Ao longo desta semana, alunos de todos os cursos ofertados pela Faculdade Uniessa apresentaram seus trabalhos referentes ao Desafio Acadêmico Semestral Extensionista (DAS Extensionista) 2023/2. Um momento indescritível de troca de conhecimento e de interatividade entre os participantes.

Nossos corredores ecoam não apenas os passos apressados dos estudantes, mas também o zumbido animado das mentes inquisitivas que se dedicam a ir além das paredes da sala de aula. Os alunos que se envolvem em trabalhos de extensão extrapolam a busca pelo conhecimento, perseguindo também a aplicação prática desse saber.

Os trabalhos de extensão na Faculdade Uniessa são como pontes que conectam o conhecimento teórico adquirido em sala de aula à sua aplicação prática no mundo real. Os alunos absorvem informações e as transformam em ações tangíveis, o que enriquece a experiência acadêmica e fortalece o vínculo entre a instituição de ensino e a comunidade.

Um dos aspectos mais notáveis desses trabalhos é a diversidade de temas abordados. Há desde projetos que visam a melhorar as condições de vida em comunidades carentes até iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente. Nossos alunos se engajam em uma gama variada de atividades, o que amplia seus horizontes e os prepara para enfrentar os desafios complexos e interdisciplinares do mercado.

Não obstante, a apresentação dos trabalhos de extensão torna-se um momento especial para toda a comunidade acadêmica. Essas apresentações são vitrines do esforço, da dedicação e da criatividade dos estudantes. Ao compartilharem suas experiências e resultados, eles inspiram colegas e professores, demonstrando que a educação supera os muros da instituição.

Nesse ambiente de colaboração e engajamento, a faculdade se transforma em um centro dinâmico de aprendizado, onde teoria e prática se entrelaçam de maneira sinérgica. Os alunos que se destacam nesses projetos de extensão tornam-se catalisadores de mudanças positivas, deixando uma marca indelével em seus currículos – e, sobretudo, nas contribuições para a sociedade.

Atuamos em diversos níveis na área da educação e já formamos mais de 150 mil alunos, oferecendo cursos de graduação e extensão em diversas áreas do conhecimento. Reunimos os melhores indicadores acadêmicos da cidade de Uberlândia, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), e somos considerados referência de qualidade de ensino.
Encontre-nos
Av. das Américas, 505 - Morada da Colina, Uberlândia/MG, CEP: 38411-020
INSTITUTO PATER DE EDUCACAO E CULTURA
Acompanhe nossas redes
Consulte o cadastro da instituição no sistema e-MEC
© 2024
UNIESSA - Todos os direitos reservados.
Feito com 
pela
Educa Tech
Faça sua inscrição!
crossmenu