As turmas do primeiro e segundo período do curso de Psicologia realizaram uma visita guiada e uma edição do Cine-debate no Museu de Arte Sacra e Centro SocioCultural de Uberlândia.
As atividades fazem parte da disciplina de História da Psicologia, ministrada pela professora Michelle Martins. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o museu e discutir sobre a importância de conhecer a história como parte de um processo de emancipação, olhando para o passado de forma crítica e produzindo novas práticas no presente.
No Cine-debate, foi exibido o documentário "Holocausto Brasileiro", de 2016, produzido por Daniela Arbex que denuncia genocídio de mais de 60 mil pessoas que morreram no Hospital Colônia de Barbacena, um hospital Psiquiátrico fundado em 1903 e que funcionou com depósito humano, em que pacientes eram excluídos, privados de direitos, submetidos a situações de maus-tratos e tratamento desumano.
Conhecer essa história é importante para Reforma Psiquiátrica, na Luta Antimanicomial que propõe um modelo de cuidado pautada pela liberdade, respeito aos direitos humanos e subjetividade e inclusão social. Além disso, é fundamental que os alunos ocupem espaços da cidade, fazendo interlocução com a cultura, arte e história para contribuir com uma formação acadêmica sólida.