O profissional de Design cria, recria, planeja e projeta ambientes, produtos e serviços de acordo com as necessidades do cliente.
O curso de Design da Faculdade Uniessa é uma excelente opção para quem deseja atuar em uma área criativa e em constante transformação. Com um corpo docente altamente qualificado e uma matriz curricular completa e atualizada, nossos alunos estão preparados para construir uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.
O designer é o profissional que se destaca pela capacidade de transformar, inovar e surpreender as pessoas, tornando a vida mais prática, funcional e confortável. Ele planeja e projeta ambientes internos e externos, cria produtos como móveis e luminárias e desenvolve a comunicação visual a partir de peças gráficas e digitais (identidade visual, sinalização, interfaces digitais etc.). É um profissional que soluciona problemas por meio das formas, cores, texturas, contrastes, equilíbrio, proporção e ergonomia.
O curso de graduação em Design da Faculdade Uniessa tem duração de 4 anos e relaciona aspectos técnicos, científicos, históricos, socioculturais, ambientais e práticos para uma ampla área de atuação em design gráfico, de ambientes e de produtos. A matriz curricular foi cuidadosamente elaborada para atender às demandas mais atuais do mercado, com disciplinas que relacionam teoria e prática a conteúdos como História da Arte e Design, Desenho Artístico e Técnico, Cores, Ergonomia, Design Gráfico, Comunicação Visual e Semiótica, Materiais e Processos Industriais, Iluminação, Paisagismo e Projetos.
O corpo docente é composto por mestres e doutores que também possuem ampla experiência na prática profissional. As aulas envolvem o aluno por meio de experiências acadêmicas, atividades práticas e estágios supervisionados, além de visitas técnicas que aproximam o estudante da realidade mercadológica.
O designer pode atuar em um vasto campo de possibilidades, considerando os segmentos distintos de cada área de atuação e de especializações:
Design de ambientes, decoração e paisagismo: Planejamento, concepção, projeto e decoração de ambientes esteticamente agradáveis, práticos e funcionais.
Design efêmero: Cenografia, vitrinismo, feiras, estandes, pontos de venda, exposições, festas e outros eventos.
Ergonomia e desenho universal: O pensamento e a ação projetual inclusiva possibilitam que os princípios do desenho universal e a acessibilidade sejam estabelecidos em produtos, serviços, ambientes e interfaces em prol da abrangência de sua utilização pelo maior número possível de pessoas.
Representação comercial/vendedor: Atuação como representante ou vendedor de produtos e materiais específicos relacionados ao mercado do design, como luminárias, pisos e revestimentos, painéis, sistemas etc., podendo trabalhar em lojas ou empresas.
Design de produtos: Mobiliários, luminárias, objetos de decoração, embalagens, brinquedos, joias, equipamentos e outros que atendam às necessidades do cliente, do ambiente ou de um público-alvo ou nicho de mercado.
Design de superfícies: Criação de texturas e padrões para diversas superfícies a partir de diferentes materiais, trabalhando com tecidos, cerâmica, vidros, metais, sintéticos e imagens digitais.
Design gráfico e programação visual: Planejamento e projeto de identidade e comunicação visual, como embalagens e peças gráficas para campanhas publicitárias, empresas ou eventos em mídias digitais ou impressas.
Modelagem tridimensional e design de jogos: Modelagem em 3D de maquetes para apresentações de projetos e empreendimentos imobiliários e ambientes de jogos para as mais diversas aplicações.
Design de experiências e interfaces (UX e UI design): A área de UX Design (User Experience) estabelece estudos das demandas e necessidades do usuário, possibilitando testes de usabilidade e tecnologia para a melhoria da relação entre usuário e produto/serviço, contribuindo para a fidelização dos clientes e a evolução da empresa. Já a área de UI Design (User Interface) envolve o planejamento e a criação de interfaces funcionais e estéticas visando a utilização intuitiva do usuário por meio da criação de protótipos, softwares, websites, aplicativos, displays, produtos etc.