Cada vez mais requisitado pelo mercado de trabalho, o profissional de marketing é peça fundamental para as empresas que precisam se destacar em mercados cada vez mais competitivos.
Em um mercado empresarial extremamente competitivo, os profissionais de marketing têm sido cada vez mais requisitados para promover uma visão mais mercadológica à administração tradicional. Independentemente do porte da empresa e de seu ramo, pensar estrategicamente cada ação é fundamental para alcançar bons resultados e se destacar. Esses fatores têm tornado os gestores de marketing peças fundamentais para a engrenagem do sucesso empresarial.
O curso superior de tecnologia em Marketing da Faculdade Uniessa tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar estrategicamente em empresas de múltiplos segmentos. O curso tem duração de 2 anos, tendo como foco a prática empresarial demandada pelo mercado atualmente, por meio de disciplinas que proporcionam uma visão holística do cenário empresarial.
Ao concluir o curso, o graduado estará preparado para gerenciar situações complexas por meio de abordagens inovadoras e criativas. O gestor de marketing poderá trabalhar nos departamentos internos das empresas como consultor empresarial, ou se especializar em uma de suas demais vertentes, tais como gestão de marcas, desenvolvimento de produtos, estratégias de comunicação, pesquisas de mercado, eventos e relacionamento empresarial, dentre outras.
O profissional de marketing dispõe de muitas áreas de atuação, entre elas:
Pesquisa de mercado: Realização de estudos e análises para compreender o mercado, identificar tendências, analisar concorrentes, segmentar o público-alvo e avaliar a demanda pelos produtos ou serviços da empresa.
Estratégia de marketing: Desenvolvimento de estratégias de marketing para posicionar e promover produtos ou serviços de maneira eficaz. Estabelecimento de metas, definição de segmentação de mercado, seleção de canais de distribuição, precificação e criação de mensagens de marketing.
Marketing digital: Utilização de estratégias e ferramentas on-line para promover produtos e serviços, entre elas o marketing de conteúdo, SEO (otimização de mecanismos de busca), mídias sociais, publicidade on-line, e-mail marketing, análise de dados e monitoramento de métricas digitais.
Comunicação e publicidade: Desenvolvimento de campanhas publicitárias, criação de conteúdo para mídia impressa, eletrônica e digital, planejamento e execução de eventos promocionais, gerenciamento de relacionamento com a imprensa e criação de materiais de comunicação corporativa.
Gestão de marca: Construção e fortalecimento da identidade de marca, definição de posicionamento, desenvolvimento de estratégias de branding, gerenciamento de reputação e garantia da consistência da marca em todos os pontos de contato com o público.
Marketing de produto: Desenvolvimento e lançamento de novos produtos ou serviços, identificação de oportunidades de mercado, definição de características e benefícios do produto, realização de pesquisas de aceitação e acompanhamento do ciclo de vida do produto.
Vendas e relacionamento com o cliente: Desenvolvimento de estratégias de vendas, gestão de equipes de vendas, elaboração de materiais de vendas, treinamento de equipes de vendas, desenvolvimento de programas de fidelidade e gestão do relacionamento com o cliente.