O principal papel do psicólogo é entender as emoções humanas e auxiliar o indivíduo a transformar sua própria história.
A profissão de psicólogo tem sido cada vez mais valorizada pela sociedade e requisitada pelo mercado, contribuindo para as mais diversas áreas. A possibilidade de conhecer essa ciência é apaixonante, e a graduação na área garante acesso a teorias e técnicas capazes de interferir em aspectos subjetivos da realidade para conferir mais autonomia às pessoas.
O curso de Psicologia da Faculdade Uniessa foi estruturado a partir de uma ampla discussão com docentes, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas de atuação, a fim de garantir que o aluno desenvolva todas as habilidades necessárias para atuar com competência, ética e liberdade nos diversos contextos de produção e aplicação do conhecimento psicológico. O binômio teoria e prática é mantido em todas as atividades do curso, e pode ser percebido até mesmo na constituição do corpo docente, composto por professores mestres e doutores com ampla experiência de mercado.
Durante os 5 anos de curso, o aluno cumprirá disciplinas específicas como Psicologia Jurídica, Bases Neurais da Cognição e Comportamento, Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia, dentre outras, que visam a formar psicólogos com sólida fundamentação teórica e capacidade de planejar, organizar e executar intervenções por meio de uma visão crítica e com compromisso social.
Nossos estágios, todos devidamente regulamentados, funcionam como uma ponte entre as atividades do curso e as demandas das instituições e organizações locais. Ou seja, o psicólogo formado na Uniessa estará totalmente apto para o ingresso no mercado de trabalho.
A psicologia viabiliza muitas possibilidades de atuação profissional, entre elas:
Psicologia clínica: Atua na área da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, com foco na prevenção ou na promoção da saúde.
Psicologia do trabalho: Atua nas organizações sociais formais ou informais para a compreensão, a intervenção e o desenvolvimento das relações e processos interpessoais, intra e intergrupais e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural.
Psicologia educacional: Atua no âmbito da educação, em instituições formais ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre às dimensões política, econômica, social e cultural.
Psicologia jurídica: Atua no âmbito da Justiça, em instituições governamentais e não governamentais, colaborando no planejamento e na execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência.
Psicologia social: Promove estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais. Atua junto a organizações comunitárias no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, do lazer, da educação, do trabalho e da segurança.
Psicologia do esporte: Desenvolve ações para a realização pessoal e a melhoria do desempenho do esportista, solo e em grupo, em prol da otimização das relações entre esportistas, pessoal técnico e dirigentes.
Psicologia do trânsito: Aplica exames psicológicos de aptidão (psicotécnicos) a candidatos que desejam tirar sua carteira de habilitação.